8ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador de Gonçalves já possui nova data
Maio foi o mês escolhido para a realização da competição
Publicado em 03/03/2020 16:03

Após o cancelamento devido o mau tempo que Gonçalves teve no mês de fevereiro, a 8ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador já possui uma nova data. O dia 9 de maio foi a data escolhida, um dia antes do Dia das Mães.
A competição que acontece no Recanto da Paz a 1,5 km do Centro de Gonçalves vai reunir os melhores animais da raça em 14 categorias, de acordo com os padrões da ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador). O evento terá início às 8 horas.
Segundo a ABCCMM, a Prova de Marcha como é conhecida acontece da seguinte forma. Antes mesmo do cavalo entrar no círculo de competição, os animais precisam ter os seguintes documentos em dia: Exame Negativo de Mormo e Anemia Infecciosa Equina (A.I.E), que são doenças que acometem os cavalos, os jumentos e os muares ou burros; Atestado negativo de doenças infecto contagiosas; Guia de Trânsito Animal (GTA); Cópia do Registro do Animal ABCCMM. As categorias são definidas no dia, conforme a disponibilidade de animais para o julgamento.
Para a avaliação de cada animal, o árbitro selecionado para a etapa de Gonçalves é: Fabiano Bittencourt. Ele será responsável de passar ao público presente as características do animal que está na pista, além de julgar o animal e seu domador tanto no chão quanto na impressão ao montar.
Cada animal terá um tempo estimulado para se apresentar, metade desse tempo em sentido horário e o restante em sentido anti-horário para o juiz analisar ambos os lados do animal. Ao fim de cada categoria, e com os campeões definidos é organizado outro campeonato. Desta vez com o campeão de cada categoria, divididos em femêas e machos para definir o Grande Campeão e Campeã da Prova de Marcha de Gonçalves. Este animal ganha em pontuação no ranking da ABCCMM, além de participar da Prova de Marcha Nacional.
A Prefeitura de Gonçalves apoia o evento e entra com a infraestrutura da Copa de Marcha Mangalarga Marchador. No local também terá Praça de Alimentação, banheiros e tenda para o público presente.
por João Rafael Pinheiro/Assessoria de Comunicação